sábado, 17 de dezembro de 2011

Quem foi Maria da Penha Maia?

Maria da Penha Maia foi biofarmacêutica que lutou durante 20 anos para ver seu agressor condenado. Ela virou símbolo contra a violência doméstica.

Em 1983, o marido de Maria da Penha Maia, o professor universitário Marco Antonio Herredia, tentou matá-la duas vezes. Na primeira vez, deu um tiro e ela ficou paraplégica. Na segunda, tentou eletrocutá-la. Na ocasião, ela tinha 38 anos e três filhas, entre 6 e 2 anos de idade.

A investigação começou em junho do mesmo ano, mas a denúncia só foi apresentada ao Ministério Público Estadual em setembro de 1984. Oito anos depois, Herredia foi condenado a oito anos de prisão, mas usou de recursos jurídicos para protelar o cumprimento da pena.

O caso chegou à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acatou, pela primeira vez, a denúncia de um crime de violência doméstica. Herredia foi preso em 28 de outubro de 2002 e cumpriu dois anos de prisão. Hoje, está em liberdade.

Após às tentativas de homicídio, Maria da Penha Maia começou a atuar em movimentos sociais contra violência e impunidade e hoje é coordenadora de Estudos, Pesquisas e Publicações da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Violência (APAVV) no seu estado, o Ceará.

Ela comemorou a aprovação da lei. "Eu acho que a sociedade estava aguardando essa lei. A mulher não tem mais vergonha [de denunciar]. Ela não tinha condição de denunciar e se atendida na preservação da sua vida", lembrou. Maria da Penha recomenda que a mulher denuncie a partir da primeira agressão. "Não adianta conviver. Porque a cada dia essa agressão vai aumentar e terminar em assassinato."

Criou-se a Lei Maria da Penha a lei número 11.340 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006; dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.


"Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Sou pessoa de dentro pra fora. Minha beleza está na minha essência e no meu caráter. Acredito em sonhos, tenho sonhos a serem realizados.Vivo no presente, o futuro não me pertence! Estou aqui é pra viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente. Sou complexa, tolerante, sensata, desconfiada, sou uma mistura, sou mulher com jeito de menina... Não sou tua meio amiga, nem teu quase amor. Sou boba, mas não sou burra. impaciente e indecisa. Ingênua, mas não santa. Tenho opinião formada, se quiser aceitá-las tudo bem!Sou pessoa de riso fácil.. e choro também! Críticas não me destroem ao contrário me fazem enxergar e repensar minhas atitudes. Sou um pouco de alegria misturada com tristezas. Sou um pouco de dor. Um pouco de solidão. Sou um pouco do que os meus amigos me ensinaram a ser. O pouco do que o meus inimigos me fizeram aprender. Um pouco da minha família. Um pouco de religião. Ódio.Amor.Paixão. Sou um pedaço de mágoa e uma medida de perdão. Apaixonada ao extremo, ciumenta também. Sou uma pessoa comum como qualquer outra, mas com personalidade própria. Mostro meu sorriso quando é preciso sorrir. Mas, também choro nos momentos em que precisar.